Thursday, 31 March 2011

Gestalt


Gosto da psicologia da Gestalt fundamentada de que os elementos por nós percebidos são organizados de forma a fazerem sentido e não apenas através de associações com o que conhecemos anteriormente.
Vejo isso em poemas, músicas, em pinturas e outras formas de arte. Vejo até em alguns 'posts' de 'blogues' que costumo visitar... Vejo em todo o lado.


Alfabeto Gestaltiano

"O A é uma letra com sótão. Chove sempre um pouco sobre o à craseado. O B é um l que se apaixonou pelo 3. O b minúsculo é uma letra grávida. Ao C só lhe resta uma saída. O Ç cedilha, esse jamais tira a gravata. O D é um berimbau bíblico. O e minúsculo é uma letra esteatopigia (esteatopigia, ensino aos mais atrasadinhos, é uma pessoa que tem certa parte do corpo, que fica atrás e embaixo, muito feia). O E ri-se eternamente das outras letras. O F, com seu chapéu desabado sobre os olhos, é um gangster à espera de oportunidade. O f minúsculo é um poste antigo. A pontinha do G é que lhe dá esse ar desdenhoso. O g minúsculo é uma serpente de faquir. O H é uma letra duplex. A parte de cima é muda. Serve também como escada para as outras letras galgarem sentido. O h minúsculo é um dinossauro. O I maiúsculo guarda, em seu porte de letra, um pouco do número I romano. O i minúsculo é um bilboquê. O J, com seu gancho de pirata, rouba às vezes o lugar do g. O j minúsculo é uma foca brincando com sua bolinha. Vê-se nitidamente; o K é uma letra inacabada. Por enquanto só tem os andaimes. Parece que vão fazer um R. Junto com o k minúsculo o K maiúsculo treina passo-de-ganso. O L maiúsculo parece um l que extraíram com raiz e tudo. Mas o l minúsculo não consegue disfarçar que é um número (1) romano espionando o número arábico. O M maiúsculo é um gráfico de uma firma instável. O m minúsculo é uma cadeia de montanhas. O N é um M perneta. No n minúsculo pode-se jogar críquete com a bolinha do o. O O maiúsculo boceja largamente diante da chatice das outras letras. O o minúsculo é um buraquinho no alfabeto. O p é um d plantando bananeira. Ou o q, vindo de volta. O Q maiúsculo anda sempre com o laço do sapato solto. O q minúsculo é um p se olhando de costas ao espelho. O R ficou assim de tanto praticar halterofilismo. Sente-se que o s é um cifrão fracassado. O S maiúsculo é um cisne orgulhoso. Na balança do T se faz jusTiça. O U é a ferradura do alfabeto, protegendo o galope das idéias. O u minúsculo é um n com as patinhas pro ar. O V é uma ponta de lança. O W são vês siameses. O X é uma encruzilhada. O Y é a taça onde bebem as outras letras. Desapareceu do alfabeto porque se entregou covardemente, de braços pra cima. O Z é o caminho mais curto entre dois bares. O z minúsculo é um s cubista."

Millôr Fernandes


Para finalizar o ABC do Millôr, este 'blog' também acrescenta ainda uma contribuição do Luis Fernando Veríssimo: "O ponto é uma vírgula sem rabo."

Tuesday, 22 March 2011

Walk On The Wild Side




Alan Alan Alan Alan Alan Al Alan...

Hallo Frühling


Bremen - Bürgerpark

Olá Primavera
...
Olá Sol!

Tschüss Lieber Schnee


Bremen - Bürgerpark

Adeus Neve
...

Monday, 21 March 2011

Winter Ade


Mühle - Wallanlagen Bremen

Adeus Inverno
...

Thursday, 17 March 2011

Banho



"Calvin: - I can't take a bath in this! The water's boiling! I'll scald myself!"

"Calvin: - What are you trying to do, cook me alive?? Well forget it! I'm not getting in!"

"Mom: - By the time you quit fussing, complaining, yelling and screaming, and actually take off your clothes and get in, the water will be perfect!"

"Calvin: - Boy, does she know me."

Sunday, 13 March 2011

El Secreto de Sus Ojos



Considero um filme excelente aquele que me faz reflectir profundamente. Que me comove e me emociona a cada cena. Que me faz rir. Que me enche os olhos de beleza. Que me surpreende e me faz perder a noção de tempo. Que me maravilha e que me transporta da realidade terrena.
Considero um filme excelente aquele que me carrega de maneira inefável através da sua obra.
Considero um filme excelente aquele que quando o deixo, me assombra dias no pensamento.
Já há muito tempo que não via um filme tão bom quanto este... mas também é só a minha opinião.

Tuesday, 8 March 2011

Mulheres



Comprei este ramo porque sou dos poucos homens iluminados que não consideram as flores um desperdício de dinheiro. Tendo em conta que pode fazer o ponto alto de um dia de uma mulher, não acho que seja um mau investimento. Aliás acho uma bagatela o que se paga comparado com o que se têm a ganhar. Sei por exemplo, que se oferecer um ramo de flores - ou uma simples flor - recebo boa disposição o resto do dia, e quem sabe talvez um pouco mais!
As mulheres são criaturas que adoram retribuir.
Homens, o nosso sentido prático deve neste ponto ser alterado. E isso aplica-se também em deixá-las ganhar em todos os tipos de competições. Nunca repararam que vocês têm mais a ganhar quando elas ganham do que quando elas perdem? Não deixem o orgulho cegar-vos porque elas não se interessam nada por egos. Interessam-se sim se um homem é suficientemente Homem para perder e aceitar perder. Interessam-se se somos Homens suficientes para as proteger, respeitar e admirar.
E adoram atenção e mimos em todos os nossos gestos.
São seres sensíveis e fantásticos, com quem muito podemos aprender. O melhor que este mundo têm. É por isso que lhes é dedicado um dia. E eu quero aqui desejar um excelente dia a todas as Mulheres, porque vocês são uns docinhos!

Wednesday, 2 March 2011

Sonhei



Tomavas um banho quente numa banheira cheia de espuma. Eu entrei e reparei que tinhas preparado o ambiente com três velas estrategicamente colocadas e música num volume muito agradável. O vapor de água e o trepidar da luz fraca enchiam-me os olhos que procuravam o teu corpo nu na banheira. A espuma anulava a transparência da água e a luz das velas fazia a tua pele molhada brilhar como ouro. Tudo o que me rodeava satisfazia os meus sentidos. Aproximei-me e pedi para te lavar o cabelo. E para meu prazer deixaste-me. Sabia que no ar húmido estava o aroma doce do teu gel duche mas não me lembro do cheiro. Enquanto te lavava o cabelo não resisti a desviar a massagem para a linha do pescoço e para a tua nuca. Inclinei a tua cabeça. Procurei a tua boca. Toquei a tua cara e beijei-te. O momento enlevou. Os teus lábios molhados eram deliciosos e fizeram-me buscar outro. E outro. E outro...

Tuesday, 1 March 2011

Die Vögel vom Werdersee


Ontem passei a tarde a dar-lhes pão...