Tuesday, 18 March 2008

Periquito


"Quando era pequeno, tive um periquito. Era o único bicho de que eu gostava verdadeiramente. Costumávamos deixá-lo sair da gaiola, e ele começava a voar até chocar com um daqueles espelhos enormes que a minha mãe tinha lá em casa. Já ouviram falar daquele princípio da decoração de interiores, segundo o qual um espelho faz parecer que temos outra sala para além daquela? É preciso ser-se muito idiota para chegar ao pé de um espelho e dizer: "Olha, está ali outra sala. E está lá um tipo mesmo parecido comigo."
Mas o periquito caía nessa. Deixava-o sair da gaiola, ele começava a voar à volta e PUM! Ia dar com a cabeça em cheio no espelho. E não têm capacete, nem qualquer tipo de protecção quando voam. Só aquele penteado para trás. Muito aerodinâmico. E eu pensava: "Mesmo que ele pense que o espelho é outra sala, porque não tenta pelo menos não chocar com o outro periquito?"
Mas não é preciso ser assim tão esperto para se ser periquito. O teste só tem duas perguntas: "Sabes voar? Tens a cabeça macia? Então és um periquito.""

Jerry Seinfeld, in 'Linguagem Seinfeld'.

No comments: