Wednesday 16 July 2008

Noites de Verão



Sofro, e tento fugir de mim perambulando entre as cenas nocturnas e magníficas desta estação amiga dos homens. Ontem à noite não consegui ficar em casa. Ouvi que a costa estava calma, que a maré estava vazia e a minha querida praia tresandava a mar. Decidi-me para lá com vagar depois das nove horas. Que cenário espectacular o pôr-do-sol, que "cliché" delicioso lentamente incendiando o azul com tons ígneos de laranja e vermelho. O dia deu lugar à noite e com ela o acalmar dos sons. O silêncio avançou, não se ouvia o habitual sibilar dos ventos, sentia-se uma brisa de Verão, o marulhar das ondas definiu-se e, os pensamentos ordenaram-se. Inclinei-me no abismo e lembrei-me daqueles que em alturas complicadas precipitam os seus sofrimentos e tormentos às rochas. Que sensação vertiginosa, que chamamento assustador. Hipócrita é aquele que diz que nunca à beira de um abismo pensou em saltar. Como seria o salto, o pensamento a meio, o estatelar no solo, que sensações, morreria no momento ou ficava lentamente a sentir a vida a fugir de mim. É uma experiência que nunca poderemos descrever, se for vivida, morre. Rapidamente senti uma brisa ascendente de Oeste que contradizia o vento que vinha de Norte. O salto só me passou pela cabeça mas, ainda assim, "Tal como Deus não brinco com dados e não acredito em coincidências." Renuncio a tal direito de rasgar o céu, para sublevar as ondas e misturar-me com a vida marinha mas, compreendi ali aqueles que vêem essas delícias concedidas ao que definha nos seus cárceres. Muitos estão aqui como velhos sujos, que coleccionam cartão e mendigam o pão de porta em porta à esperança de um dia, a coincidência lhes prolongar a existência, em vida. Fiz voar umas quantas pedras para "Limo e Picos" e "Malhadinha" e martirizei-me por não ter trazido os meus calções de banho e a toalha para dar um mergulho e dissolver o desassossego no oceano. Desci até à praia e enchi os pés de areia e água - não é a mesma coisa. Fui para casa triste. Hoje vou lá outra vez e levo os calções.

No comments: