Monday 14 April 2008

A estética da Língua Portuguesa



Já ouviram falar com certeza do novo acordo ortográfico, aquele que por exemplo retira o "p" antes do "t" em "óptimo" ficando "ótimo" - O ótimo é inimigo do belo. Que arranca o acento circunflexo de "têm" e "vêm", ficando "tem" e "vem". Será que eles vem ai? Não é esquisito?
Sinceramente? A mim não me soa bem, principalmente aos olhos. Acho tão estranha esta nova forma ortográfica que espero sinceramente que o acordo seja revogado. Concordo com Vasco Graça Moura: "Este acordo destrói em definitivo qualquer noção de ortografia."
Todos nós sabemos que o português é uma língua difícil mas, é difícil porque é bastante rica e complexa, tornando-a bonita, respeitada e admirada. Lembrem-se que a palavra escrita é a melhor herança da humanidade. Por favor não desfigurem a belíssima Língua Portuguesa. A língua de Camões e Pessoa. De Cesário Verde e Eça de Queirós. De Miguel Torga e Florbela Espanca. De José Saramago e António Lobo Antunes. A minha, a tua, a Nossa. Cientistas da Nossa língua, finquem o pé! Não deixem que lhe roubem a noção ortográfica. Não deixem que lhe roubem a estética.

No comments: